O texto de José armando valente descreve claramente o raciocínio que é feito e vivido nas escolas ainda hoje. Os alunos - conforme a idade - entram em um ciclo vicioso. Inicialmente colocam-se a participar e são ensinados a perguntar a usar da curiosidade como ferramenta de aprendizagem. Neste ato a participação é fundamental.
Em um segundo momento fica evidente que a participação passa a ser um fator que gera desconforto para professor que passa a ser um "jogador" de informações interessados em partes no que está sendo absorvido. O que precisa ser ressaltado é que essa transição é feita de forma brusca, sem adaptação gerando um novo desconforto ao aluno.
O ser humano é orientado pela troca constante de aprendizado, que é constante ao longo da vida. A cada nova experiência é possível absorver algo que será usado no dia-a-dia; sendo a escola apenas uma das possibilidades de absorção de informação. Nós passamos toda a vida desenvolvendo competências e as experiências vividas ao longo desse trajeto vida organizam e esclarecem essas habilidades.
Em um segundo momento fica evidente que a participação passa a ser um fator que gera desconforto para professor que passa a ser um "jogador" de informações interessados em partes no que está sendo absorvido. O que precisa ser ressaltado é que essa transição é feita de forma brusca, sem adaptação gerando um novo desconforto ao aluno.
O ser humano é orientado pela troca constante de aprendizado, que é constante ao longo da vida. A cada nova experiência é possível absorver algo que será usado no dia-a-dia; sendo a escola apenas uma das possibilidades de absorção de informação. Nós passamos toda a vida desenvolvendo competências e as experiências vividas ao longo desse trajeto vida organizam e esclarecem essas habilidades.
Nenhum comentário:
Postar um comentário